Aproximadamente 4000 espécies de plantas em Portugal



Segundo a reportagem do Público, uma equipa de 18 botânicos coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade  conseguiu apurar um conjunto de 3995 plantas vasculares autóctones, endémicas e introduzidas no em todo o território português. A reportagem provoca uma ansiedade repentina para consultar esta lista de imediato, mas ao que parece esta listagem apenas foi anunciada e não anda ainda "á solta", nem parece que há de estar tão cedo.

O interessante foram os números da reportagem, pois a Madeira é a região de Portugal onde existem mais plantas endémicas.

Números:


- Continente : 3314 espécies (endémicas 150)
- Açores: 1006 espécies (endémicas 78)
- Madeira : 1233 espécies (endémicas 157)



Associado ao interesse pela pesquisa da lista, a consulta de comentários do público em geral á reportagem foi obrigatória para tentar saber algo mais. Embora o efeito eureka não tenha sido sentido, um comentário acerca de uma plataforma online chamada Naturdata levou-nos até ao seu curioso projecto.

Embora com muita falta de informação nas listas de espécies, principalmente as de fauna e flora endémica, recomendamos a visita. São de louvar projectos como este e apoia-los na sua construção, até porque  qualquer um pode participar.


Sem comentários:

Enviar um comentário